Crescimento

O crescimento normal da criança é o maior sinal de que está tudo bem com sua saúde. Desde a vida intrauterina, a criança deve ter seu crescimento monitorado . Após o nascimento, altura e peso devem ser aferidos até os 18 anos, colocando os resultados nas curvas de crescimento avaliando se está compatível com outras de mesmo sexo e idade, e verificar se o crescimento está de acordo com o padrão de estatura da família.

O cálculo do alvo genético ou da estatura alvo também pode ajudar no entendimento do padrão de crescimento dos pacientes. Quando os pais têm estaturas muito discrepantes, esse parâmetro torna-se pouco fidedigno para estimar a altura final. Entretanto, quando as alturas dos pais são concordantes, o alvo genético tem uma boa correlação com o padrão de crescimento dos filhos e desvios do padrão de crescimento do alvo podem indicar distúrbios do crescimento.

A fórmula matemática para calculá-la é a seguinte (Cálculo em CM):

Meninas = Altura da Mãe (cm) + (Altura do Pai (cm) – 13) /2
Meninos = Altura da Mãe (cm) + (Altura do Pai (cm) + 13) /2

O que é e como se calcula a velocidade de crescimento?

A velocidade de crescimento é a quantidade, em centímetros, que uma criança deve crescer em determinado período e expresso em centímetros por ano. O cálculo da velocidade de crescimento é efetuado com duas medidas.

A partir da análise da provável velocidade do crescimento, podemos dizer se o crescimento está adequado ou não, mas isso varia muito, conforme a idade.

A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é:
- Nascimento a 1 ano de idade = 25 centímetros por ano.
- 1 a 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano.
- 3 anos a Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano
Puberdade
meninas = 8 a 10 centímetros ao ano;
meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).

Como saber por quanto tempo a criança irá crescer?

A idade óssea é um indicador do estágio de maturação óssea, que reflete a maturação endócrina global do indivíduo. Ela permite a previsão estatural do indivíduo, porém, deve ser sempre avaliada em conjunto com outros dados para evitar interpretações errôneas da mesma

O crescimento é um processo complexo. Para que a criança atinja todo o seu potencial, muitos fatores estão envolvidos: nutrição, ausência de doenças crônicas, sono adequado, prática moderada de exercícios, saúde emocional entre outros. Mas, o principal fator para determinar a altura de um adulto, é mesmo a genética.

Referências Bibliográficas

• Karina de Ferran, Isla Aguiar Paiva BAIXA ESTATURA NA ADOLESCÊNCIA: QUANDO INTERVIR? Artigo de Revisao - Ano 2015 - Volume 5 - 3 Supl.1
• Cavalcanti, N. Baixa Estatura tem tratamento? Disponível em . Acesso em: 17 de fevereiro de 2014.
• Kochi, C., Longui, C. A. Crescimento deficiente e uso terapêutico do hormônio de crescimento. In: Endocrinologia para o Pediatra. São Paulo. Atheneu, 2009. P. 61-76.